quinta-feira, janeiro 15, 2009

..::Garota + Super-Poderes + Arma Absurda = VOCÊ DECIDE::..

O primeiro Jogo Indie que eu vou comentar aqui, Iji é uma criação que levou quatro anos para ser completada, e se tivesse sido lançado a 10 anos atrás, teria virado um clássico como Street Fighter 2, Doom e Sonic. Porquê?

Pra começar, Iji é um jogo de plataforma/aventura nos moldes de Castlevania X pra Super Nintendo, com saltos complicados para fazer(ou não), inimigos difíceis para derrotar(ou não) e segredos para se descobrir. Além disso, o jogo não é só "lute contra tudo e todos(ou não)", também há uma excelente história espalhada pelas fases, um sistema de upgrades em sete características diferentes, incluindo Crackear e Assimilar, e quatro níveis de dificuldade.

Vocês devem ter reparado que eu usei várias vezes um "(ou não)", além do título do começo, em que você decide. Esse é outro diferencial. Em cada uma das 10 fases, seu objetivo, na maioria das vezes, é chegar até o final delas. Quem disse que para isso você precisa necessariamente lutar? Sim, VOCÊ DECIDE, e suas decisões no decorrer do jogo afetam a história e o que acontecerá a seguir, incluindo qual dos finais você verá!

Sobre o tal sistema de upgrades também, funciona da seguinte forma: no começo, você não tem quase que nenuma habilidade. Sabe o mínimo do mínimo para seguir em frente, MAS, pegando nanomáquinas(bolinhas azuis) pelas fases, você sobe o nível da protagonista, e cada vez que junta o suficiente, é um ponto para distribuir. Ah, está morrendo muito rápido? Aumente a Saúde. Está querendo chutar os inimigos pra longe? Aumente a Força. Precisa crackear as portas que bloqueiam seu caminho? Aumente o Crack. Mas cuidado, pois mesmo no modo mais fácil é impossível maximizar todas as características.

Os gráficos não são uma coisa maravilhosa, não espere ver aqui efeitos em 3D inacreditáveis ou transparências fantásticas. Comparando, o jogo fica no mesmo estilo que Out of This World, para SNES. Porém, raramente em jogos indie os gráficos são o principal, e não era objetivo do criador fazer uma obra de arte...

Em compensação, a música e os efeitos sonoros... eles conseguem te colocar na pele da protagonista no meio da situação, e você realmente sente emoções desde "QUE P**** FOI QUE ACONTECEU?!" até "É. Eu sou o cara, ninguém me segura" e "Que que eu fiz...". Quer dizer, isso se você baixar a trilha sonora em MP3, não cheguei a ouvir a original.

Depois de eu ter falado tudo isso, você deve estar se perguntando: mas sobre o que é o jogo? E mais provavelmente: cadê as imagens?

Bem, se você realmente quer saber, jogue! Os links estão aqui embaixo:

http://www.remar.se/daniel/iji.php - Site do criador do jogo, com os links pra download.
http://dsu.iki.his.se/web/iji.zip - Link direto para o download do jogo. 30 MBs.
http://dsu.iki.his.se/web/ijimusic.zip - Link direto para as músicas em MP3. 30 MBs.
http://www.remar.se/yuka - Um link pra um texto que dá alguns spoilers sobre o que diacho está havendo nesse jogo...

(Ah, e o próximo jogo indie vai ser um mais leve que esse, prometo...)

Bom, gostaram? Odiaram? Querem reclamar, criticar ou só dar seu parabéns? Faça um comentário e deixe sua marca no blog, ajude-nos a melhorar! ^^

P.S.: Sobre a falta de imagens, o PC está muito lento, as colocarei assim que possível, assim como um trailer do Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ae gente, Plz!