domingo, fevereiro 01, 2009

Teleporte de Átomo? Tem Coisa Maior que Isso...

É. Já sabem, teleportaram uma partícula quântica. Bacana. Legal. Muito incrível. Fiquei realmente empolgado com a notícia, ATÉ que li que não dava pra teleportar alguém, digamos eu, até um lugar distante, digamos a faculdade, o corpo humano é complicado demais pra isso. Então lá vou eu continuar a pegar engarrafamento.

Eu ia escrever sobre isso, mas...

Mas e se formos todos parte de um jogo de videogame gigante? E se for realmente verdade, não apenas um delírio meu? E se as leis da física estiverem de acordo?

Bom, pois é. Não, não bebi pra escrever isso, nem delirei. A história é a seguinte:

Tem uma instalação na Alemanha, a GEO600. Eles estão procurando ondas gravitacionais. Ondas gravitacionais seriam alterações no tempo e no espaço como o vemos e sentimos, causadas por coisas de gravidade absurda.

Até agora não pegaram essas oscilações, mas pegaram um ruído 600 metros abaixo da terra.
Acredita-se que agora, desvendaram o mistério do ruído:

"Parece que o GEO600 está sendo atingido pelas convulsões quânticas microscópicas do espaço-tempo," diz ele.

Ok, eu tão pouco entendi isso, pereceu grego, mas eu explico:

Buracos negros pegam tudo, e levam pro nada, sumiu, acabou. Aí Stephen Hawking, o da cadeira de rodas, em 1970 falou que os buracos negros não levaam tudo pro nada, mas liberavam uma radiação que evaporaria o buraco negro em algumas eras.

Só que, sei lá porquê, decidiram que informação não pode ser destruída, isso é um conceito largamente aceito. E essa radiação não tinha informação nenhuma da estrela que gerou o buraco negro. Pra onde a informação ai?

Pra área bidimensional do horizonte de eventos do... AFF, CHEGA! Se o buraco negro é um CD de computador, as partículas quânticas são os bits e bytes do CD sobre a estrela. O tal ruído seriam os bits e bytes das informações universais, as menores das menores partículas, que eles descobriram por acidente, e que estariam codificadas no limite do universo.

Saindo da área científica, eu também me empolguei com isso e pensei, porquê diacho não dava
pro universo ser um DVD de Final Fantasy XIII? EU QUERO LUTAR EM SLOW-MOTION!!!

Ah, disseram também que esse ruído pode ser só ruído mesmo. E vai ser engraçado se disserem: "Ah, o ruído? Tinha um celular perdido que estava vibrando a dias, e pegamos o ruído das vibrações dele."

Postador Cláuvin, que conseguiu com tudo isso uma tremenda dor de cabeça...

Um comentário:

Comenta ae gente, Plz!